Memórias

Memórias

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Caderno de Memórias

Todas as histórias começam por: era uma vez…
   A diferença desta para as outras histórias está em: foi uma vez… um menino com onze anos, trabalhar como ajudante de pastor de ovelhas.

   Habitava com os pais e irmãos uma parte da “casa” onde ficavam as ovelhas, o que lhe dava alguma facilidade para ás quatro horas da manhã as ordenhar juntamente com o pastor. Era só saltar a cancela e estava no local de trabalho.
   A seguir á ordenha saía com o rebanho para os “pastos”. Tinha que fazer a sua guarda em locais de hortas e que era uma tentação para as ovelhas se “desenfiarem” e comerem as hortaliças. Quando isto acontecia, o velho (pastor) tentava aliviar os seus maus humores no corpo do seu ajudante.
   Não se pode falar em horas de refeição nem da sua qualidade. A vida de pastor não tem horários e só as estações do ano variam os hábitos.

   Muitas crianças com onze anos andavam na escola, brincavam ou aguardavam que chegasse a idade para aprenderem uma profissão. Esta criança, começou prematuramente a aprender que, na vida, só se obtém alguma coisa do que se pretende, vencendo as dificuldades do dia-a-dia (inclui a chacota dos outros, o vestir e calçar de mendigo, os maus tratos…).

      Nota: =Hoje estas histórias não acontecem. Não se pode trabalhar antes dos 18 anos (recomendado) ou 16 (autorizado).

Sem comentários:

Enviar um comentário